Reservas antecipadas do livro e contato com os autores email: leidaatracao@terra.com.br
Saiba mais sobre os autores Carlos Torres & Sueli Zanquim e suas obras.

Seus livros já venderam mais de 170.000 exemplares no Brasil e na Europa e mudaram a vida de milhares de pessoas. A venda no site oficial ou nas melhores redes de livrarias como Saraiva, Livraria Cultura, Fnac, Bertrand, Amazon, Wooks, Chiado, Martins Fontes e outras.

8 de agosto de 2015

Microfotos Incríveis das Lágrimas e as Emoções!

Microfotos Incríveis das Lágrimas e as Emoções!

Uma fotógrafa, Rose Lynn-Fisher conseguiu captar com microfotografias fotos de lágrimas de diferentes tipos. Seu trabalho complementa a teoria de que as lágrimas emocionais possuem uma composição diferente das lágrimas normais produzidas diariamente.

São três os tipos de lágrimas descritos pelos cientistas. As lágrimas basais (do dia a dia), as lágrimas reflexas e as lágrimas emocionais. O interessante do trabalho de Rose Lynn-Fisher é documentar diferentes tipos de emoções que provocam as lágrimas. São centenas de fotos do trabalho dela.

Lágrimas Basais

Já eram conhecidas as lágrimas basais, as que lubrificam os olhos sem precisar de estímulo algum. Elas servem para lubrificar os olhos e não deixar o olho ressecar e criar úlceras e protege do atrito da piscada do olho. Servem para limpar os olhos de qualquer corpo estranho. Os componentes que ajudam nisto são água, sais (cloreto de sódio, cloreto de potássio), mucina, óleo (lipídeos que ajudam a solução lacrimal aderir ao olho e não escorrer). As lágrimas ainda contém anticorpos para defender de microorganismos e lisozimas que quebram proteínas presentes em microorganismos, lactoferrina, ureia, glicose.

 Lágrimas Basais



Lágrimas Reflexas

Dr. William H. Frey II, um bioquímico da St. Paul-Ramsey Medical Center in Minnesota, fez uma pesquisa em lágrimas de dois tipos, as reflexas e as emocionais.

As lágrimas reflexas são provocadas por descascar cebolas, por exposição ao vento, areia, insetos, ciscos, gás lacrimogêneo, spray de pimenta, luz forte e pela fumaça. As cebolas possuem uma enzima chamada allinase (presente em plantas como o alho) que decompõe um composto chamado sulfide. Esta reação química ocorre quando a cebola é cortada e as células da cebola são rompidas. O sulfide reagindo com a enzima se transforma em um gás de ácido sulfênico. Este ácido fraco entra em contato com a água dos olhos reagindo com a mesma e formando uma solução fraca de ácido sulfúrico que estimula a produção de lágrimas para limpar esta substância que seria corrosiva. O estímulo é feito acionando o nervo oftálmico que aciona através do parassimpático as glândulas lacrimais. Pode-se estimular também a produção deste tipo de lágrimas com pimenta através da boca e língua. Estas lágrimas também podem ser produzidas ao vomitar, ao tossir e ao bocejar (são reflexos ligados ao sistema nervoso autônomo parassimpático).

"Lágrimas nos olhos de cortar cebolas..."



Estas lágrimas contém muito manganês em sua composição, porém o resto da composição é igual ao das lágrimas basais. Estas lágrimas são produzidas em grande quantidade para limpar o cisco que atingiu os olhos.

Lágrimas Emocionais

Como as lágrimas emocionais são produzidas?

O sistema límbico é estimulado por emoções intensas (boas ou ruins) e o mesmo é ligado ao núcleo lacrimal presente na medula. Este núcleo lacrimal estimula a secreção das lágrimas através do sistema nervoso parassimpático que atua nas glândulas lacrimais.

O sistema nervoso autônomo parassimpático atua quando a pessoa relaxa após grande estresse.

No estudo do Dr. William H. Frey, constatou-se que as lágrimas emocionais continham muito mais proteínas do que as lágrimas basais e reflexas.

Ao analisar quais eram estas proteínas, descobriu-se que eram hormônios relacionados ao estresse, como a prolactina, o hormônio adrenocorticotrófico ou ACTH (produzido no estresse), cortisol, leucina- encefalina (que é um poderoso analgésico cerebral), manganês (presente em maior quantidade em pessoas deprimidas). Quando há sal em excesso, este também sai pelas lágrimas.

As lágrimas emocionais teriam a função biológica de eliminar para fora do organismo todos estes hormônios do estresse que estariam em excesso. Imagine o ACTH e o cortisol (um corticóide) em excesso, são hormônios que baixam a imunidade. Por isto é muito bom chorar quando estamos emocionados ou magoados.

Além disso, as lágrimas emocionais estimulam as pessoas a se comoverem e a sentirem união e simpatia. Sinaliza que a pessoa está revelando sua fragilidade e por isto as pessoas baixam a guarda e enxergam quem chora como semelhante, daí a empatia. É como se a pessoa voltasse a ser um bebê indefeso a procura de proteção.

As mulheres tem a tendência de chorar mais que os homens culturalmente. Biologicamente, as células das glândulas lacrimais das mulheres são diferentes das dos homens e o ducto lacrimal das mulheres é mais estreito fazendo com que transborde mais rapidamente do que o dos homens.

O trabalho de Rose Lynn-Fisher retrata as seguintes emoções:

Mágoa


Interessante como a mágoa mesmo fotografada por microscópio parece um mapa do deserto, da solidão.

Mudança


Se a parte que está "desenhada" são substâncias, dá para perceber quantas substâncias estão acumuladas em excesso num processo de mudança.

Reunião Sem Fim (Com amigos)


Parece um mapa de um lugar pouco povoado, meio selvagem com florestas preservadas, cheio de praias e lagoas.

Rir Até Chorar


Lágrimas de Começo e Fim (De ciclo)


Começo e fim de ciclo envolvem mudanças profundas e maior tensão.

Libertação


Não parece uma ilha - presídio e o continente?

Bocejando de Exaustão


Parece um misto da lágrima reflexa com a lágrima de mudança. O bocejo é de fato um reflexo.

Possibilidades e Esperança


Parece o mapa de um lugar povoado, bem estruturado, com praias e lagoas e baías cheio de meio-ambiente preservado. Uma cidade de praia se formando.

Exaltação Num Momento Final


Aquilo que parece um galho grande cheio de ramificações certamente é uma molécula bem grande sendo liberada.

Aqueles Que Desejam a Libertação


Parecem gotas querendo sair do líquido.