Reservas antecipadas do livro e contato com os autores email: leidaatracao@terra.com.br
Saiba mais sobre os autores Carlos Torres & Sueli Zanquim e suas obras.

Seus livros já venderam mais de 170.000 exemplares no Brasil e na Europa e mudaram a vida de milhares de pessoas. A venda no site oficial ou nas melhores redes de livrarias como Saraiva, Livraria Cultura, Fnac, Bertrand, Amazon, Wooks, Chiado, Martins Fontes e outras.

17 de setembro de 2013

"Todos usavam Google Glass", diz Wilson sobre jantar com dono do Google

Owen Wilson estrela com Vince Vaughn o filme 'Os Estagiários' Foto: Facebook / Reprodução
Owen Wilson estrela com Vince Vaughn o filme 'Os Estagiários'
Foto: Facebook / Reprodução
  • Direto de Los Angeles
Pele bronzeada, cabelo loiro meio despenteado, visual colorido e apaixonado confesso pelas praias – e roupas estilo surfwear - do Brasil. Sempre parece que ele acabou de sair de um filme de surfe. O riso é tímido e a conversa, apesar de bem animada, parece estar em câmera lenta. Mas o que Owen Wilson não dispensa é uma oportunidade de fazer piada, seja dentro ou fora da tela. Tem dez filmes à caminho, nove ainda no forno e um que estreou na última sexta-feira (31) nos cinemas brasileiros: Os Estagiários.
No enredo, ele e Vince Vaughn, com quem atuou em Penetras Bons de Bico (2005), dois quarentões, são demitidos de um antigo trabalho e resolvem arriscar: se inscrevem para serem estagiários da gigante empresa de tecnologia Google. Os concorrentes têm menos de 20 anos e sabem tudo sobre informática, bem diferente deles. O filme mostra uma espécie de gincana para escolher os futuros contratados, o que não foi baseado nos modelos reais de estágio da empresa. E, claro, tem também uma pitada de paixão, protagonizada por Wilson e Rose Byrne (Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones).
Em 20 anos de carreira, o ator já participou de mais de 50 produções, a maioria atuando, mas também escreve filmes (concorreu ao Oscar de Melhor Roteiro com Os Excêntricos Tenenbaums, de 2001) e até trilhas sonoras. Entre os seus maiores sucessos estão Marley e Eu (2008) e Meia-Noite em Paris (2011). Ele conversou com o Terra sobre Os Estagiários, suas habilidades tecnológicas e as sintonias que resultam em gargalhadas. Confira a entrevista completa:
Terra – Como é essa sintonia sua e do Vince Vaughn, que juntos sempre têm esse poder de nos fazer rir?
Owen Wilson -
 Eu não sei, talvez seja apenas uma espécie de energia, que acontece com pessoas que a gente encontra por aí. Algumas têm esse poder de levantar o astral de todos que estão ao seu redor e o Vince é uma dessas pessoas.
Terra - Você gostaria de, aos 45 anos, fazer estágio em alguma empresa no mundo?
Wilson -
 Acho que eu não me importaria de ser estagiário na Pixar, parece ser um bom lugar, lembro-me da energia de lá. Você sente aquele "uau" e pensa: este é o lugar que gostaria que seu filho trabalhasse, tudo muito criativo. Assim como em outras empresas no Vale do Silício, que são uma espécie de utopia para quem busca um emprego.
Terra - Você encontrou o Sergei Brin, um dos fundadores do Google, já que fez um filme que se passa na empresa?
Wilson -
 Sim, ele aliás, também está no filme, foi figurante. Fomos convidados para um jantar na casa dele. Todos estavam usando o Google Glass, algo meio maluco, do tipo: estou falando com você e filmando você. Eu também encontrei o Jolly Good Fellow (Chade-MengTan), que é o conselheiro espiritual da empresa e até hoje nós trocamos emails.
Owen Wilson estrela com Vince Vaughn o filme 'Os Estagiários' Foto: Divulgação
Owen Wilson estrela com Vince Vaughn o filme 'Os Estagiários'
Foto: Divulgação
Terra - Onde foram as gravações?
Wilson -
 Filmamos a maior parte em Atlanta, onde foi construída uma réplica da empresa, na universidade de lá. Só no finalzinho que fizemos algumas filmagens no Googleplex, e todos que a gente encontrou lá pareciam muito inteligentes.
Terra - Como você se define, tecnologicamente falando?
Wilson -
 Eu não me definiria como alguém muito esclarecido tecnologicamente, gostaria de me aperfeiçoar nessa área para poder fazer melhor uso do que tem disponível. Uso o Facetime para falar com algumas pessoas e também pesquiso na internet informações sobre nutrição, o que faz bem e o que não faz. Pesquiso sobre quais os sucos que são bons, açúcares, comidas saudáveis.
Terra - Parece difícil não cair nas gargalhadas durante as filmagens. Vocês precisaram repetir muitas cenas por rirem na gravação?
Wilson -
 Até que não, a posição das câmeras geralmente ajuda. E, concentração para respeitar o trabalho do outro. Às vezes você fica surpreso, quer cair na maior gargalhada, mas não quer destruir o que o outro fez tão bem. Aí é segurar mesmo. Mas, claro, em alguns momentos fica difícil e não consigo ajudar, todos acabamos rindo. E é sempre bom fazer o outro rir, fazer uma pessoa mudar a fisionomia com suas palavras e ação.
Terra - Fizeram muita improvisação?
Wilson -
 Improvisação faz parte do estudo da cena: você acorda no dia da gravação e pensa: e se eu falar isso ou aquilo, agir assim, fazer essa cara? Não há tanta improvisação na hora da gravação como as pessoas pensam, é tudo muito bem pensado antes.
Terra - Como você descreve esse seu novo filme?
Wilson -
 É sobre as segundas chances que temos na vida e acho que as pessoas devem ver pois acredito que vão se divertir, e dar boas risadas.
Terra - Depois de trabalhar com o Woody Allen (Meia-Noite em Paris), mudou sua perspectiva ou a maneira que as pessoas o vêm como ator?
Wilson - 
Acho que não mudou minha imagem, nem ambições, mas como as pessoas gostaram do filme, fiquei ainda mais feliz pela oportunidade.
Terra - O que o faz rir?
Wilson -
 Will Ferrell definitivamente me faz rir e Vince, ele é único e original.

10 maneiras que o Google Glass poderá mudar nossas vidas


Project Glass
Project Glass
O que antes era apenas um conceito de filmes de ficção científica se tornou realidade graças aos esforços da Google com seu Project Glass. No começo, muitos acreditaram que isso não chegaria a lugar nenhum, nem seria terminado de ser desenvolvido, mas o Glass já é uma realidade para muitos.
O Google Glass já está disponível para desenvolvedores que tiveram que pagar US$ 1.500. Ele deve chegar aos mercados até o final de 2013 ou começo de 2014, custando apenas US$ 299 de acordo com alguns relatos e estimativa de custo de produção.

Diversos serviços como o Reddit já possuem seus próprios aplicativos para o Google Glass e a cada dia temos algo novo sendo desenvolvido. Se ele realmente se popularizar, com certeza vai mudar diversos aspectos das nossas vidas, assim como os celulares fizeram, talvez em grau ainda muito maior.

Aqui está uma pequena lista de 10 maneiras que o Google Glass pode revolucionar o mundo. Mas é claro que não para por aí.

1 - Publicidade e comércio


Essa é uma das mais óbvias. Seria como transportar a publicidade que temos na internet para a vida real. Imagine você entrando em uma loja e imediatamente vendo as promoções, destaques e lançamentos. Ou então, olhar para um produto e imediatamente ter todas as informações técnicas sobre ele e também preço e disponibilidade. Além é claro da "publicidade por interesses" como funciona o adsense da Google, só que na rua ao invés da tela de seu aparelho.

2 - Policiamento

Assim como já acontece com os smartphones, com o Glass qualquer um poderia instantaneamente começar a gravar quaquer tipo de atividade ilegal, como um roubo por exemplo. A polícia, bombeiros, etc., poderia também usar o Glass para melhor comunicação, monitoração e mais. É claro que esse propósito também pode ser usado para o contrário.

3 - Trabalho

A maioria das pessoas vão trabalhar em escritórios ou empresas no "mundo real". Imagine se você pudesse trabalhar de qualquer lugar, a qualquer momento, escrevendo por voz e tendo sua tela de trabalho em seus olhos. O glass tem o potencial de revolucionar a maneira que trabalhamos, mas essa perspectiva ainda é meio improvável, sendo que muitos já poderiam trabalhar de casa em seus computadores, mas as empresas ainda não abraçaram a ideia.

4 - Jornalismo


Cada vez mais temos gravações amadoras aparecendo em reportagens de todo o tipo, o que vem ajudando muito o povo a ter uma voz mais participante. Todos nós podemos registrar um momento que achamos importante. Qualquer coisa que mereça ser noticiado está apenas a um comando de voz de ser registrado em vídeo com o Google Glass. A Folha recentemente usou o Google Glass para cobrir as manifestações no Brasil.

5 - Medicina


Muitos peritos da área acreditam que a realidade aumentada que o Glass pode fornecer terá diversos usos na medicina. Por exemplo, os médicos e enfermeiros poderiam ter uma transmissão ao vivo do paciente antes mesmo dele chegar no hospital no caso de uma emergência. Além de poder imediatamente checar exames e histórico médico de pacientes sem precisar parar o que está fazendo. Isso sem falar que ele será um grande auxiliar em cirurgias e poderá compartilhar o progresso de algum procedimento com outros médicos pelo mundo.
6 - Educação

Talvez uma das melhores maneiras que o Google Glass pode contribuir para o mundo. Com o Glass professores podem criar vídeos em primeira pessoa demonstrando o que quiser com seus alunos. Aulas online via o Glass se tornariam muito mais eficazes. Vídeo-tutoriais do Youtube para aprendizado e muito mais. As possibilidades em educação são realmente infinitas. Porém, como sabemos, muito disso poderia ser feito com computadores ou tablets e infelizmente não é. Então talvez só veremos esse tipo de melhorias em instituições de ensino da elite.

7 - Jogos

Com um potencial tão grande de realidade aumentada, é claro que os jogos estão entre o que mais será revolucionado. Um dos jogos que já temos para o Google Glass é um simulador onde você tem que correr de diversos touros. Bem mais divertido do que simplesmente se exercitar. Imagine as possibilidades ao misturar o mundo real com o virtual para a indústria de games. Além disso, com certeza se o Google Glass se popularizar, a Sony, Microsoft e outras irão produzir seus próprios "glasses" com o tempo para suas plataformas.

8 - Deficiências físicas

É claro que o Google Glass não vai trazer a visão para quem é cego, mas com certeza vai ajuda-los. Para quem tem problemas de visão por exemplo, vai ficar muito mais fácil de se locomover. O Glass poderia ir dando direções por voz. Já existem grupos e hospitais no mundo pensando nas diversas maneiras que o Glass poderá ajudar as pessoas com algum tipo de deficiência.

9 - Astronomia amadora

Ok, admito que talvez não sejá uma revolução tão importante, mas astronomia é uma das minhas paixões. Já temos diversos aplicativos para smartphones que você aponta para alguma parte do céu e ele te dá informações sobre planetas, constelações, etc. Isso em um óculos seria muito mais interessante, real e interativo.
10 - Comunicação em outras línguas

Antes o que era apenas um sonho, já é de certa forma realidade. A Google possui tecnologias como OCR e Google Translate que permite o Glass ler e traduzir mensagens, sinais e menus em outras línguas. Alguns aplicativos conseguem fazer o mesmo usando som. É verdade que tudo isso ainda pode melhorar, mas em tese, o Google Glass quebraria qualquer barreira linguística entre duas pessoas usando o óculos.
Googel Glass

Essas são apenas 10 maneiras que o Google Glass pode mudar nossas vidas e o mundo, mas a lista poderia ser prolongada milhares de vezes. Vale lembrar que o Google Glass é apenas o início. Quem sabe o que os rivais irão colocar no mercado para competir? Ou então como será o "Glass 2.0"?

É claro que uma tecnologia tão nova popularizada dessa maneira também representa diversos problemas como a questão da privacidade e pirataria. Com certeza veremos muitas leis sendo modificadas após seu lançamento. Não podemos deixar de lado a possibilidade de o Glass ser lançado e ser o maior fracasso de todos os tempos. Muitas vezes a tecnologia já está pronta mas a sociedade não.

Deixe nos comentários mais maneiras que o Google Glass poderá revolucionar a maneira que vivemos !

de Tudocelular.com Redação

Cirurgia será transmitida para os cinco continentes pelo Google Glass

Médico fará operação ao vivo com participação ativa dos ouvintes.

Ricardo Matsukawa / Terra
Google Glass
Google Glass
Mais de 300 universidades e hospitais dos cinco continentes assistirão, nesta terça, por meio do Google Glass, a uma intervenção cirúrgica. A transmissão inédita será feita por Hangouts (videochamadas) do Google+.
A chamada “master class” será dada pelo médico Pedro Guillén, da Clínica CEMTRO. A exibição será possível graças ao desenvolvimento tecnológico que a empresa espanhola Droiders realizou no Google Glass, por meio do seu sistema GlasstersStreamer. O Grupo Telefônica dará o suporte tecnológico para retransmitir o sinal e cuidará também do sistema de videochamada do Google+.
Os usuários interessados poderão assistir por meio do link do YouTube que estará no site da clínica CEMTRO e da Droiders, com acesso livre.
No dia 21 de junho, o médico Pedro Guillén se tornou o primeiro cirurgião a retransmitir uma operação cirúrgica com o Google Glass, usando a tecnologia da Droiders. “A experiência nos pareceu muito interessante, mas queríamos dar um passo a mais e aproveitar as possibilidades desta tecnologia para ensinar ao vivo a milhares de médicos de todo o planeta técnicas inovadoras”, disse.
Além dos 300 participantes que poderão perguntar a Guillén e a sua equipe através do chat, dois cirurgiões da Europa e dos EUA participarão ativamente com comentários em tempo real.
Detalhes da transmissão
O desenho da retransmissão incluirá, numa mesma tela, diversas imagens do procedimento cirúrgico: a que se vê através do Google Glass; a imagem do dispositivo artroscópico da Indra; e a de uma câmera com uma visão de toda a sala. As três imagens serão integradas em uma única tela graças à tecnologia do Grupo Telefônica.
No Twitter, por meio da hashtag #Guillenglass, os usuários poderão seguir detalhes da intervenção, e no perfil @ClinicaCEMTRO serão explicados os passos da cirurgia.
Fonte: Terra

Google Glass ganha identificador de música e busca com YouTube

O Google anunciou nesta terça-feira sua atualização mensal do Google Glass, agregando quatro novas funcionalidades. Os óculos inteligentes ganharam busca de sons, vinhetas de fotos e integração com o YouTube e o Google Apps. As informações são do The Verge.
A busca de sons funciona para identificar músicas ao redor do usuário. Basta pressionar longamente o pad lateral e depois deslizar o dedo para a frente para abrir o aplicativo,, ou tocar longamente e depois dizer, em inglês, "OK, Glass, que música é essa?" ("OK Glass, what song is this?"). A funcionalidade é semelhante ao widget do Google Play com a mesma função.
As vinhetas do Glass permitem, por sua vez, que o usuário sobreponha uma impressão de tela (print screen) do aplicativo que está vendo à foto que acabou de tirar. No exemplo do Google, há a imagem de um gato 'preguiçoso' e a definição de 'indolente' no app de dicionário.
Gatos preguiçosos aparecem ao lado da definição de 'indolente' no app de dicionário Foto: Divulgação
Gatos preguiçosos aparecem ao lado da definição de 'indolente' no app de dicionário
Foto: Divulgação
A integração do YouTube permitirá que vídeos do site apareçam junto com os resultados de buscas feitas no Google Glass. O usuário poderá abrir os vídeos e vê-los na pequena tela dos óculos de realidade aumentada.
Com o Google Apps, a integração ainda está iniciando, alerta o Google, e pode haver bugs. Mas a ideia é que o usuário possa conectar sua conta corporativa em vez do e-mail pessoal.
Entenda como funciona o Google Glass
Brasileiro é escolhido para testar óculos especiais do GoogleClique no link para iniciar o vídeo
Brasileiro é escolhido para testar óculos especiais do Google

Atualizado em 07/09/2013 13h49 Nasa lança sonda que estudará o crepúsculo lunar

Cápsula 'Ladee' vai determinar se há pó lunar no alto da atmosfera da Lua.

Sonda também vai testar comunicação por laser.

Da EFE
117 comentários
Nasa lançou na madrugada deste sábado (7), a partir de uma ilha no litoral da Virgínia, nos Estados Unidos, uma cápsula robótica que orbitará a Lua para resolver um mistério de cinco décadas: os crepúsculos lunares.
A sonda chamada Explorador de Atmosfera e Ambiente de Pó Lunar (Ladee, na sigla em inglês) tem o tamanho de um automóvel compacto, pesa 383 kg e partiu segundo o programado às 0h27 (horário de Brasília) desde a instalação da Nasa em Wallops Island, acoplada em um foguete Minotaur V, usado pela primeira vez para este tipo de missões.
Foguete Minotauro V decola da base da Virgínia. (Foto: Carla Cioffi / Nasa / AP Photo)Foguete Minotauro V decola da base da Virgínia. (Foto: Carla Cioffi / Nasa / AP Photo)
Um dos propósitos da missão, disse a agência, é determinar se há pó lunar no alto da atmosfera da Lua.
O veículo espacial traçou um arco iluminado de sudeste a nordeste, visível da Carolina do Norte até o Maine, e sete minutos depois se separou do segmento propulsor principal fazendo sua travessia rumo à órbita lunar.
Os cientistas querem determinar se o pó lunar carregado eletricamente pela luz do sol foi a causa do resplendor na aurora sobre o horizonte da Lua detectado pelos astronautas durante várias missões da era de Apollo nas décadas de 1960 e 1970.
"Às vezes nos surpreendemos quando começamos a falar de uma atmosfera lunar porque a maioria de nós aprendeu na escola que a Lua não tem atmosfera", comentou em uma teleconferência Sarah Noble, cientista do programa Ladee. "Existe, mas é muito, muito tênue", acrescentou.
"Uma atmosfera tênue como a da Lua pode ser mais comum no sistema solar do que pensávamos", explicou em entrevista coletiva John Grunsfeld, administrador para ciência na agência.
"Um melhor conhecimento da atmosfera lunar poderia nos ajudar a entender melhor nosso diverso sistema solar e sua evolução", emendou.
Foguete Minotauro V carrega a sonda Ladee. (Foto: Todd Dudek / The Daily Times / AP Photo)Foguete Minotauro V carrega a sonda Ladee. (Foto: Todd Dudek / The Daily Times / AP Photo)
Além do primeiro uso de um foguete Minotaur V, outras novidades desta missão são os primeiros testes de um sistema de comunicação por laser com alta taxa de transferência de dados, e o primeiro lançamento além da órbita terrestre desde a instalação de lançamentos da Nasa no litoral da Virgínia.
A Ladee é, além de um projeto com um custo de US$ 280 milhões, a primeira cápsula espacial projetada, desenvolvida, construída, montada e testada no Centro Ames de Pesquisa da Nasa em Moffett, Califórnia.
O Minotaur V é um míssil balístico proejtado para a Força Aérea que se transformou em veículo para lançamentos espaciais.
Aproximadamente um mês depois do lançamento, a Ladee iniciará sua fase de trabalho de 40 dias. Nos primeiros 30 dias a sonda fará tarefas muito acima da superfície da Lua, incluindo o teste do sistema de comunicação por laser.
Após isso, começa uma fase científica de 100 dias que recolherá dados usando três instrumentos para determinar a composição da atmosfera lunar e detectar a presença de pó em grande altitude.
A Lua tem o que os cientistas chamam de exosfera, isto é uma atmosfera tão tênue que suas moléculas individuais não atuam entre si. A Terra tem uma exosfera, mas localizada a centenas de quilômetros da superfície.
Na Lua, esta exosfera fica muito perto da superfície e isso a torna acessível para o estudo. O pó lunar, como o levantado pelos impactos, preocupa os cientistas porque pode prejudicar os sistemas em futuras naves, robôs exploradores e ainda as roupas dos astronautas.
Ladee (Foto: Dana Berry/Nasa/Reuters)Concepção artística mostra a sonda Ladee. (Foto: Dana Berry/Nasa/Reuters)