Reservas antecipadas do livro e contato com os autores email: leidaatracao@terra.com.br
Saiba mais sobre os autores Carlos Torres & Sueli Zanquim e suas obras.

Seus livros já venderam mais de 170.000 exemplares no Brasil e na Europa e mudaram a vida de milhares de pessoas. A venda no site oficial ou nas melhores redes de livrarias como Saraiva, Livraria Cultura, Fnac, Bertrand, Amazon, Wooks, Chiado, Martins Fontes e outras.

3 de setembro de 2015

A Lei do Compartilhamento do futuro está começando no Japão. ( Fureai Kippu a Moeda da Gratidão)


A Lei do Compartilhamento do futuro está começando no Japão.

O Fureai Kippu (literalmente 'bilhete para uma relação de carinho ") refere-se a uma variedade de esquemas e redes de apoio mútuo nacionais japoneses dedicados à prestação de cuidados de idosos através da troca de uma moeda complementar 1. Os regimes de capacitar os indivíduos para ganhar tempo-créditos por prestação de cuidados a pessoas idosas ou com deficiência. Esses créditos podem ser transferidos para parentes ou amigos que precisam de cuidados, ou ser guardado para o futuro, quando doente ou velho.

Dos dois modelos mais proeminentes da Fureai Kippu, um fica perto timebanking tradicional, enquanto o outro permite transações monetárias convencionais ao lado de créditos de tempo, em troca do serviço prestado. Neste último, os voluntários podem decidir se deseja receber uma combinação de moeda nacional (iene) e créditos de tempo ou qualquer um como compensação pela prestação de serviços 2.

Os esquemas Fureai Kippu podem ser consideradas como as versões japonesas de co-produção através timebanking. O termo Fureai Kippu tem sido usado desde 1992 3.

Propósito
O Fureai Kippu visa desenvolver e fortalecer as redes de apoio mútuo de cuidados a idosos informal em um país cada vez mais enfrentando desafios relacionados a um rápido envelhecimento da população, a diminuição da capacidade de família para cuidar dos membros mais velhos e os custos de saúde subindo rapidamente 4.

Mayumi Hayashi explica:


Visão geral comunitário
Japão é uma nação de aproximadamente 128 milhões de pessoas 5. O país tem a maior expectativa de vida global no nascimento de qualquer outra nação na terra (ONU, 2006). Estima-se que as pessoas nascidas no período 2010-2015 vai viver 83,5 anos 6. Depois do baby boom pós 2 ª Guerra Mundial, a população japonesa está envelhecendo rapidamente, seguindo um declínio acentuado nas taxas de natalidade. Em 2009, aproximadamente 22,7% da população era mais de 65 anos e seguindo as tendências, em 2050 quase 40% dos japoneses terá mais de 65 anos 7.

Organização e História
A fundação Sawayaka Bem-Estar é uma organização sem fins lucrativos, lançado em 1991, que atua como o corpo do guarda-chuva dos regimes locais Fureai Kippu no Japão. À semelhança do Tempo bancos do Reino Unido, que promove as melhores práticas e auxilia iniciativas locais crescem 8. Tsutomu Hotta, que também cunhou o termo Fureai Kippu, lançou a organização.

O Japão tem uma longa tradição de voluntariado e assistência recíproca que remonta ao período pós 2 ª Guerra Mundial. Banco de tempo o primeiro do mundo, com o nome de Voluntariado Banco do Trabalho, foi fundada em Osaka, Japão, em 1973 9. Esta era uma rede voluntária de pessoas que prestam assistência mútua através da troca de uma moeda complementar baseada no tempo, com o nome 'Love Moeda'. 10 Este exemplo não era parte do sistema Fureai Kippu, mas pavimentou o caminho para a sua aplicação generalizada no Japão.
O Fureai Kippu surgiu na década de 1980, um período em que a ultrapassar as limitações dos cuidados baseados na família, centenas de grupos de base da ajuda mútua surgiu em todo o país. O modelo predominante de Fureai Kippu evoluiu dentro destes grupos, após a introdução de um regime de reembolso bastante diferente em comparação com os regimes timebanking convencionais existentes no Japão no momento. Sob Fureai Kippu, membros voluntários poderiam decidir combinar remuneração monetária com créditos de tempo: eles poderiam escolher entre ganhar dinheiro convencional (iene), créditos de tempo, ou ambos, em troca do serviço prestado. 11
De acordo com dados de 2012, 38% dos Fureai Kippu são administrados por pequenos grupos de base; 21% por órgãos governamentais ou semi-governamentais locais; os restantes 41% são geridos por duas organizações sem fins lucrativos. 12

Impacto
Pesquisa sobre Fureai Kippu sugeriu que, em geral os esquemas tiveram um papel positivo na melhoria tanto da saúde física e psicológica dos voluntários e dos destinatários dos serviços; ajudou a melhorar a condição e as relações sociais das pessoas vulneráveis; e, finalmente, ajudou a estabelecer relações mais igualitárias entre membros voluntários e beneficiários devido à troca de dinheiro (quando aplicável). 13
No geral, o Fureai Kippu se estabeleceu como um complemento eficaz para recursos de saúde convencionais profissionalizados no Japão. Percebe-se a ser menos de cima para baixo e um mais humano do que o serviço nacional de saúde.

Detalhes moeda uma. O sistema em números

Uma pesquisa de 2012 sugeriu que havia 391 filiais no Japão Fureai Kippu 15. Atualmente, não há dados disponíveis sobre o número de voluntários envolvidos nem sobre o número de destinatários.

b. Função e unidade de conta
A função de prazos de créditos ao abrigo dos regimes Fureai Kippu é atuar como um meio de troca. Como o nome sugere, a unidade de conta é o tempo (horas).

c. Emissão
Mecanismo de emissão variam entre as diferentes instâncias. Normalmente, notas e bilhetes são usados ​​como meio de troca, com muito poucos sistemas eletrônicos ainda.

d. Programas
Maior organização Fureai Kippu do Japão, Nippon Active Life Club, introduziu o software personalizado para registrar transações de créditos de tempo em seus ramos 130 e tantos em todo o Japão, o que lhe permitirá produzir os seus dados coletivos, bem como comparar e analisar dados entre filiais. No entanto, a emissão e resgate de créditos de tempo entre os membros são feitas manualmente, com base na manutenção de registros em papel.

e. Fiscalidade e Compliance

Em geral, nem os créditos de tempo nem pagamentos em dinheiro (ienes) em esquemas de Fureai Kippu são considerados sujeitos passivos [Ref necessários], o último (em dinheiro) geralmente sendo considerado como "doações", portanto, isentos de tributação.

f. Financiamento - Modelo de Negócio

A maioria dos esquemas de Fureai Kippu são executados por organizações não-lucrativas e comunidades de mútua-ajuda, os quais são independentes do governo. Assim, eles recebem poucas doações e, em vez de auto-financiar através da taxa de adesão e doações privadas, complementados por à cobrança de taxas para os destinatários de serviços que não têm tempo para resgatar créditos.

Como funciona na prática?
Um ramo Fureai Kippu em Los Angeles tem cerca de 100 membros imigrantes japoneses. Um membro, Tanaka-san, leva seu vizinho mais velho alimentação compras membro de carro uma vez por semana para cerca de duas horas e ganha 8 a 10 créditos de tempo a cada mês, com base em uma fórmula de uma hora-um-crédito. Tanaka-san, em seguida, apresenta os créditos acumulados para a mãe mais velha frágil vivendo em Tóquio, onde sua mãe utiliza os créditos para comprar casa ajuda semanal de seu membro voluntário vizinho em uma filial de Tóquio. Desde que sua mãe está vivendo sozinho e tem problemas de mobilidade, ela olha para a frente muito a essas visitas, expressando que "Ela é como minha filha que eu posso ver apenas uma vez por ano, quando ela voltar de Los Angeles '. Tanaka-san também está muito feliz em ver a mãe feliz e ser capaz de ajudá-la de uma maneira indireta, pequena, mas significativa. Ela também salienta a importância de uma relação informal e humana entre a mãe eo membro voluntário através de créditos de tempo, que são difíceis de obter em serviços comerciais prestados por profissionais de cuidados profissionais.