Reservas antecipadas do livro e contato com os autores email: leidaatracao@terra.com.br
Saiba mais sobre os autores Carlos Torres & Sueli Zanquim e suas obras.

Seus livros já venderam mais de 170.000 exemplares no Brasil e na Europa e mudaram a vida de milhares de pessoas. A venda no site oficial ou nas melhores redes de livrarias como Saraiva, Livraria Cultura, Fnac, Bertrand, Amazon, Wooks, Chiado, Martins Fontes e outras.

25 de agosto de 2014

Os Sete Princípios Herméticos


O Hermetismo é o estudo e prática da filosofia oculta e da magia associados a escritos da Antiguidade atribuídos a Hermes Trimegisto. Os escritos herméticos são uma coleção de 18 obras gregas. Dentre estes, os mais importantes são a Tábua de Esmeralda e o Corpus Hermeticum. Esse conhecimento teve grande influência na sabedoria oculta europeia desde a Renascença, quando foi reavivado por figuras como Giordano Bruno e Marsilio Ficino. Estes escritos contêm os aspectos teórico e filosófico do Hermetismo.

No século XIX, os teosofistas promoveram e estimularam estudos aprofundados de várias tradições filosóficas da humanidade e várias obras foram publicadas baseadas em uma revisitação e interpretação dos ensinamentos herméticos. Talvez a mais famosa dessas obras seja O Caibalion, escrita por três autores autointitulados “Os Iniciados”, em 1908.

“Caibalion” se refere a uma palavra hebraica que significa "tradição ou preceito manifestado por um ente de cima". Essa prática foi dominante, por exemplo, desde épocas remotas na Índia, onde o conhecimento era transmitido somente via oral, até a compilação escrita dos Vedas cerca de 1500 a.C..

Portanto, o Caibalion foi um conjunto de ensinamentos ocultos transmitidos via oral e também representados de forma velada nas obras de alquimia e astrologia durante a Idade Média, até sua codificação nesse livro do início do século XX e, como dito acima, em outras obras, sendo estas, porém, menos conhecidas no Ocidente.

A essência do Caibalion está na apresentação dos sete princípios herméticos, que seguem resumidamente ao lado. Para um maior aprofundamento, recomendamos a leitura integral do referido livro.

I.  O Princípio de Mentalismo: "O TODO é MENTE; o Universo é Mental."

II. O Princípio de Correspondência: "O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima."

III. O Princípio de Vibração: "Nada está parado; tudo se move; tudo vibra."

IV. O Princípio de Polaridade: "Tudo é Duplo; tudo tem polos; tudo tem o seu oposto; o igual e o desigual são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau; os extremos se tocam; todas as verdades são meias verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados."

V. O Princípio de Ritmo: "Tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação."

VI. O Princípio de Causa e Efeito: "Toda a Causa tem seu Efeito, todo Efeito tem sua Causa; tudo acontece de acordo com a Lei; o Acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei não reconhecida; há muitos planos de causalidade, porém nada escapa à Lei."

VII. O Princípio de Gênero: "O Gênero está em tudo; tudo tem o seu princípio masculino e o seu princípio feminino; o gênero se manifesta em todos os planos."

"Os Princípios da Verdade são Sete; aquele que os conhece perfeitamente possui a Chave Mágica com a qual todas as Portas do Templo podem ser abertas completamente."

Fonte:  O Caibalion

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem vindo. obrigado pela sua participação.
Estaremos a disposição para tirar qualquer dúvida ou informação.